sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Cariocando – Pedra da Gávea










Cariocando


Cariocando é o novo tópico que vai falar quase tudo sobre o Rio. É impossível falar sobre viagens, e não falar da minha cidade natal, um lugar que eu conheço muito. Amo a natureza e adoro me movimentar, então na maior parte do tempo estarei ao ar livre. A ideia aqui é conhecer ou revisitar lugares atípicos e lugares preferidos. Como morei mais tempo fora do que aqui, me sinto recuperando o tempo perdido. E que maneira mais maravilhosa de gastar meu tempo <3
Começar este novo tópico com a trilha na Pedra da Gávea que fizemos em 2015, é começar com o pé direito. Ela é considerada a queridinha do Rio e nível médio por trilheiros experientes. “A Pedra da Gávea é uma rocha de granito que sobe 842m acima do mar, e é considerado o maior bloco de pedra a beira mar do mundo. É um dos pontos extremos do parque da Floresta da Tijuca e um dos mirantes mais espetaculares.”


Pedra da Gávea

Fiz a trilha com 3 amigos,  Mateus, Paula e Natalia. O Mateus, experiente da trilha, sugeriu que a gente fizesse a trilha na madruga para chegar ao topo no momento do nascer do sol. É claro que eu aceitei na hora. Tivemos sorte, a guarita que dá acesso à trilha não estava fechada.
Logo no começo da trilha conhecemos o Rafael Pradda (do Tretas e Trilhas, na época) e seus amigos que estavam lá para ver o nascer do sol também. Subimos juntos, em 7 pessoas.  
A trilha tem duração média de 3h e não há muitos lugares planos, muitas raízes criam os degraus, a trilha é praticamente só subida e bastante íngreme, é importante estar com um preparo físico adequado.
Entre as 3 escalaminhadas, há a carrasqueira, que é o paredão conhecido como o ponto mais complicado. Eu travei quando cheguei à carrasqueira, se não fosse o apoio moral do Rafael e seus amigos talvez eu tivesse voltado. Quando descemos já ao meio dia, percebi que a carrasqueira não é um paredão tão difícil, na claridade é possível visualizar fendas e uma corda que facilitam, porém a falta de visibilidade e o abismo me deram uma
ideia diferente do real. Mais a frente, há também uma subida por corrente de ferro.
Chegamos quase as 5am. 
Esquecer o tempo é o único risco lá em cima.

 






















(Fotos de Arquivo Pessoal)

Para sugerir temas:
Facebook: Viagens e Bagagens com a Suka
Twitter: @suka_bastos







https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_da_G%C3%A1vea







Nenhum comentário:

Postar um comentário