terça-feira, 3 de maio de 2016

Mente, corpo e alma entre Brasil e Irlanda



                                                              Phoenix Park - Dublin

Esta foto foi uma das primeiras na Ilha Esmeralda, em setembro de 2015. O texto foi escrito semanas depois. Bem, esse é o primeiro do blog "Viagens e Bagagens com a Suka", já havia postado este texto, porém meus desejos me impulsionam a escrever cada vez mais e compartilhar histórias. Enjoy it!

"Hoje me sinto inspirada, um dia especialmente escolhido para as primeiras páginas dessa aventura tão longe de casa, tão diferente e tão prazerosa. Uma vez alguém me disse: pegue esse formulário, um dia você vai viajar para fora do Brasil. Eu era só uma adolescente, aquilo não estava nos meus principais planos, dei de ombros, me perdi nos meus assuntos mais urgentes (estudar, comer e respirar) e o formulário também se perdeu.
A chave virou sem eu menos esperar, como me considero uma pessoa de sorte, uma parte de mim estava preparada para este momento. Queria eu que todas as pessoas (amigos do Brazil inclusive) tivessem a oportunidade de morar fora do seu país, o mundo seria muito melhor e mais tolerante.
Embora brasileiros saibam das dificuldades que é viver no nosso país muitas vezes, morando fora a gente se descobre apaixonado por cada pedacinho dele. Não falo das coisas que obviamente gostamos como feijoada e coxinha, falo da nossa sensação de casa, e de como é ótimo pertencermos a uma cultura. Estar no Rio de Janeiro, o berço do Samba e da Bossa Nova. Em São Paulo comendo pizzas maravilhosas, mochilando pela Chapada Diamantina na Bahia com aquele caloroso verde todo nosso, aproveitando Sergipe um sossegado paraíso inexplorado ou até bebendo chimarrão no sul. Sem comentar como o português é perfeito.
Já, viver em Dublin é comprar seu ticket para o trem e ninguém conferir. Sem catraca, sem cobrador, ninguém.
É ter somente 6 horas por dia de sol no inverno, e ter toda sua vida voltada para este hábito gostoso e preguiçoso de ficar em casa, regados a sopinhas, café, chocolate quente... hummm... e também super possível ir pra night mesmo com todo frio. Em dias que faz 10° já me sinto no Rio. Hehe!
No verão o sol faz hora extra, as noites duram apenas 5 horas em média.
Viver em Dublin é ver fumacinha saindo da boca, fora e dentro de casa.
Viver em Dublin é pôr gasolina e não ter ninguém pra conferir se você vai pagar.
Viver em Dublin é ver senhores bêbados pelas ruas...
Irlandeses são cultos, inteligentes e musicais. E toda a atenção de uma família é voltada para a educação das crianças. It's amazing!
Dirigir pela esquerda não é difícil, só é necessário paciência porque eles não tem pressa no trânsito. Nunca.
Desejo que esse país me mastigue e me engula como está sendo, que me traga infinitos aprendizados e que a mágica de compartilhar a vida com outras pessoas aconteça sempre."






8 comentários: